sábado, 2 de agosto de 2008

Momento de decisão

A nova lei de trânsito que assola o país prevê uma severa punição aos motoristas que dirigem com qualquer quantidade de álcool no organismo. Os supostos infratores sofrerão multa de R$: 955, e serão impedidos de dirigir pelo período de um ano.
Mais uma vez os cidadãos de bem são prejudicados, em prol de uma minoria que não sabe respeitar o espaço do próximo. É verdade que o uso abusivo de álcool comprometa os sentidos do motorista o que aumenta as chances de acidente. Porém, a famosa Lei Seca desconsidera totalmente a relatividade, ou seja, ela esquece que as pessoas reagem de forma diferente em relação ao álcool. Algumas pessoas ficam bêbadas com duas latas de cerveja, outras precisam de doze latas para ter os seus sentidos alterados. O mundo de hoje, tão individualista esquece de levar em consideração o individualismo dos cidadãos. O atual sistema acopla a todos em uma imensa bola de neve, onde tudo é padronizado, e definitivo. E quem paga por tudo isso mais uma vez são os trabalhadores. Aqueles que por tantas noites se abstiveram de sair com os amigos, por que precisavam economizar para comprar um carro. Aqueles que sempre acreditaram pais, mesmo o Brasil não acreditando neles. É vocês sabem de quem eu to falando do povo brasileiro, quem realmente move esse país. Esse, depois de muito esforço pode ter o seu automóvel, e hoje é impedido de desfrutá-lo em sua totalidade.
O povo brasileiro em sua maioria não compra carro para ir ao trabalho, devido ao valor do combustível. Os cidadãos adquirem o veículo para sair aos finais de semana, para tomar um chope com os amigos, para levar a namorada, ou a esposa a um jantar. Em fim, nas poucas horas de laser que restam ao trabalhador, o objetivo principal é esquecer o trabalho, esquecer os problemas sair totalmente da rotina. O transporte público é escasso e perigoso altas horas da noite, por causa da onda de violência que assombra o país. Um táxi chega a ser risório com o salário apresentado pelo governo à sua população. A solução seria o automóvel, comprado com tanto suor, mas até o direito de dirigir foi cassado do povo. O que falta ainda eles nos tirarem? O respeito, a dignidade, a coragem. Não, isso ninguém vai tirar do nosso povo. Existe um certo receio por parte dos pesquisadores de que os motoristas busquem refúgio em outras drogas para substituir o álcool, eu acredito que não. Pois não é esse o perfil do povo brasileiro, nós não somos viciados que saem de carro por ai, procurando drogas e diversão. Nós somos trabalhadores, e a única coisa que queremos são momentos de paz, em meio a tanta violência, injustiça e desrespeito.
Como boa brasileira, sou sempre otimista frente aos obstáculos e acredito que a Lei Seca possa ter o seu lado positivo, espero que ela seja o princípio do fim da política de Pão e Circo implantada no país. A melhor forma de silenciar uma nação é lhes proporcionando uma aparente vitória. Controle o povo lhes ofereça um salário de miséria que garanta três refeições ao dia, a compra de um aparelho de TV, e passeios esporádico nos finais de semana. Mas e quando isso é quebrado? Nesse momento, podemos escolher, se continuamos nos submetendo a uma política de miséria, onde os chefes de Estado não confiam nos seus filhos e os igualam a criminosos. Ou se decidimos que queremos mais, que merecemos mais. Mas ninguém pode tomar essa decisão por nós. Somente os trabalhadores brasileiros podem se libertar da escravidão proporcionada pelo sistema vigente.

2 comentários:

Arthur Machado disse...

Bruna, minha irmã do coração: excelente artigo, concordo contigo em gênero, número e grau. Continue desenvolvendo tuas idéias, teus descontentamentos neste espaço, pois tu é muito boa nisso. Me orgulho de ser teu colega, colega da futura grande FORMADORA DE OPINIÃO, Bruna Geremias. Votei na enquete, meu voto foi por um sistema capitalista mais justo! Beijos do mano!

Andri disse...

Tu sabe que você pr amim é a melhor escritora é mto bom...

mas teve uma hora ali que você disse "A solução seria o automóvel, comprado com tanto suor, mas até o direito de dirigir foi cassado do povo." na minha opiniao claro, eles não estão proibindo a apessoa de dirigir, mas sim de beber e dirigir... de acordo com as estatistikas o indice de acidentes estão diminuindo bastante,...

bom esse asunto é bem delicado... se eles tivessem a mesma postura e a mesma cobrança com a lei anterior, não havia necessidade da lei seca...

bom eu vo fika escrevendo horas u ki eu penso hehehhee...

mas bru tu sabe ki eu te admiro mto teu trabalho... vc tem um dom sabia... tah mto bom... é ki tem tantas visões desse assunto... mesmo eu sendo um motorista festeira que adora uma ceva,... eu so a favor dessa lei.