quinta-feira, 26 de junho de 2008

Guerra no Rio de Janeiro

As forças do Exercito foram postas nas favelas cariocas, com o objetivo de proteger as obras do projeto, Cimento Social financiado pelo governo federal. A iniciativa visa restaurar telhados e fachadas de moradias localizadas na Providência, periferia do Rio de Janeiro.
Desde que o Exército passou a colaborar com a segurança pública, muitas baixas
foram notificadas. O fato mais marcante foi a morte de três rapazes, que por desacato a autoridade foram entregues a traficantes inimigos. Esse episódio nos deixa uma dúvida. Quem são os verdadeiros heróis dessa história? Há muito tempo meninos brincam de policia e ladrão, a diferença é que hoje os homens da lei, não são mais referência para a juventude. O traficante é visto como o “mocinho”, um homem justo que ajuda os moradores e resolve os problemas relacionados à sua comunidade. Porém, esse exemplo de conduta, é capaz de matar e torturar seus semelhantes. E os Militares por sua vez, que deveriam repudiar tal ação, são coniventes, quando não, protagonistas de cenas semelhantes.
A entrada do Exército nas favelas cariocas nos mostra de forma clara que há uma guerra no cartão postal do país. O que ainda turva a visão dos brasileiros é o posicionamento frente aos lados que protagonizam a batalha. A população não sabe se irá torcer pelos meninos pobres que para vencer na vida tiveram que tirar muitas outras vidas. Ou para os outros meninos que venceram na vida, e hoje ganharam o direito de matar.

Nenhum comentário: